Computacao-pessoal

Fatos e mitos sob uma visão mais prática

10 Mar 2014
11:43 | por Cristiano Lima

Fatos e mitos sob uma visão mais prática

Acredito que todos já viram pela net vários artigos que falam sobre fatos e mitos sobre o nosso querido companheiro da era moderna(estou falando do computador...), mas esse artigo vem “desmistificar” os mitos e “mitar” os fatos, pois vocês irão perceber que nem tudo pode ser levado ao pé de letra:

 

 

» Mover o gabinete quando o computador está ligado pode queimar o HD.
Falso. A força centrífuga com que gira o HD é muito forte e não acontecerá nada ao se mover o gabinete. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso.
Porém: MOVER não é ARRASTAR nem BATER a CPU. Isso sim pode danifica-lo Independente de ligado ou não.

 

 

» Faz mal ao computador ter ímãs colados no gabinete.
Verdadeiro. Imãs no gabinete podem afetar o HD, onde os dados são gravados magneticamente. Na verdade esse é o maior problema dos imãs.
Porém: Dependendo do que você colocar, não vai acontecer nada! Ex: Os imãs de geladeira têm um campo magnético muito fraco, e os componentes de computadores mais modernos são bastante imunes a campos magnéticos. E claro que imãs super poderosos como o neodímio (usados em microfones de estúdio, motores elétricos e discos rígidos) não é indicado a ficar perto de computadores, aliás, de nada eletrônico. Um conselho? Gabinete não é quadro nem porta retrato, para que imãs no seu gabinete?

 

 

» Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.
Verdadeiro. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

 

 

» Empurrar o cd com o dedo para inseri-lo no gabinete é prejudicial ao equipamento.
Falso. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.
Porém: Se empurrar com força excessiva, vai fazer as partes mecânicas girarem muito mais rápido do que o normal, e poderá danificar o drive.

 

 

» Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.
Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.
Porém: Sem porém, esse danifica mesmo! :-P

 

 

» É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.
Falso. Em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância.

 

 

» Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.
Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.
Porém: Pra que você vai olhar a luz do mouse???????????

 

 

» Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desliga-lo e voltar a reiniciar.
Falso. Essa é muito legal! Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desliga-lo um momento para que “descanse”, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desliga-lo. Eles foram criados para isso.
Porém: Tudo há um bom senso! Se o seu computador está superaquecendo por alguma razão(seja ela sujeira interna, mal funcionamento, etc..) é melhor desliga-lo sim! Parece meio contraditório eu sei, mas é preciso separar a questão técnica de outros agentes prováveis. Ex: Você está jogando um Jogo muito pesado e exigindo muito do seu CPU. Se ele aquecer muito além do normal, isso sim pode danificar seu computador. Um coisa é você compreender como o PC funciona e outra é entender que envolve muito mais do uma visão técnica de tudo

 

 

» Faz mal ao computador ter algum celular por perto.
Falso. Sem problema algum, no máximo um barulho provocado pela interferência de uma chamada.

 

 

» Depois de desligar o computador é melhor deixa-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.
Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a liga-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

 

 

» Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada.
Verdadeiro. Assim como qualquer eletro doméstico, deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.
Porém: Se estiver apenas chovendo não há necessidade de desligar o computador. O problema são os raios apenas. Mas vale ressaltar: O risco é todo seu!

 

 

» Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada.
Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

 

 

» Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.
Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar o computador, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

 

 

» Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre o gabinete.
Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre o gabinete pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

 

 

» O computador nunca pode ficar ao sol.
Verdadeiro. É o que estávamos falando em alguns itens antes. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

 

 

» Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.
Verdadeiro. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento. O Sistema Operacional precisa de espaço para “respirar”, espaço para realizar suas funções, se mais de 80% esta sendo usado é hora de fazer uma limpeza ou comprar outro disco rígido.

 

 

» Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.
Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção ‘Retirar hardware com segurança’ antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.
Porém: Isso é muito raro acontecer.  Sei que os técnicos irão me condenar por esse comentário, mas é a mais pura verdade!

 

 

» Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.
Falso. Se bem que alguns dirão como verdadeiro pois não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.
Porém: Isso só será valido se você tiver uma placa vídeo e um PC muito antigo e ruim. Com as novas placas de vídeos com as memórias de hoje em dia, o consumo da placa de vídeo por causa de ícone é irrelevante.

 

 

» Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.
Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção ‘Desligar o Computador’, todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.
Porém: Isso é prejudicial ao computador apenas se você clicar e segurar o botão e fazer um “desligamento forçado”. Se você clicar apenas uma vez no botão desligar, ele faz a mesma função do processo normal e isso não causa nenhuma dano.

 

 

» O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer um uso por longas horas.
Falso. – Computador não é carro e nem tem motor de arranque, portanto ao ser ligado não consume mais energia do que quando já está em uso. Por mais econômico que seja e sempre valido desligar enquanto não está usando, inclusive na hora de almoço.
Porém: Na função de hipernação, isso se torna verdade.

 

 

» É preciso descarregar totalmente a bateria do Note book para recarregá-lo.
Falso. Atualmente as baterias de notebook são de lition-íon (Li-ION) e não apresentam a famosa “memória viciada”. As baterias Li-ION tem um número limitado de ciclos de recarga, portanto quanto menos vocês as descarregar completamente, melhor.

 

 

» Se eu tiver um bom antivírus posso navegar tranqüilo pela internet.
Falso. – o antivírus é importante e necessário sim! Mas não vai adiantar se você não tiver bons hábitos de navegação, acostume-se a não acessar sites suspeitos, não clique em links enviados por e-mail ou por msn e não abra anexos de e-mails sensacionalistas ou suspeitos, tipo: “Veja as fotos da festa”, “Clique e veja fotos do corpo da Elisa Samudio”.

Cristiano Lima

Cristiano Lima

Cristiano é Bacharel em Sistemas de informação e trabalha como Analista de suporte na Acesso Digital. Conhecimentos em infra-estrutura, redes e computação pessoal.

Comentários

Poste aqui seu comentário, crítica, dúvida ou sugestão. .
Promovam um debate sadio pois comentários ofensivos serão removidos.